Como dar a volta ao mundo de mota

Aqui está tudo o que precisas de saber sobre como te preparares para dar a volta ao mundo de mota. Este é um guia de recursos, então encontrarás muitos links para artigos mais detalhados e aprofundados sobre assuntos específicos. Se quiseres ter mais uma ideia aproximada de  como dar a volta ao mundo de moto, começa aqui…


Como dar a volta ao mundo de mota

Pode ser muito confuso descobrir por onde começar para se preparar para uma viagem de mota em redor do mundo. Vou tentar ajudar-te a preparares-te e a embarcar em aventuras de mota. Mas ainda há muito para ler e absorver, por isso criei este guia de recursos para organizar guias e artigos específicos num só lugar para quem procura ou se prepara para uma viagem desta natureza.

Este guia de recursos será atualizado regularmente para fornecer as informações mais atualizadas.


Etapas de planeamento

Esta é a parte divertida. A ponderação, a pesquisa no Google, grandes quantidades de café, mapas espalhados pela mesa e marcar nomes em mapas de cidades bem distantes. Todas as coisas boas e sonhos vêm nos estágios iniciais de planeamento. Mas pode ser complicado reunir tudo isso e isso geralmente é suficiente para que as pessoas se afastem. 


As Rotas

Uma etapa importante e muito inicial da preparação para uma volta ao mundo é descobrir uma rota difícil, ou pelo menos quais são os países que desejas visitar. Decidir isso não significa que está escrito em pedra, os planos mudam e não há nenhum mal nisso, podes mudar e precisarás de te adaptar ao clima local / atual. Mas ainda assim é importante porque os documentos, os vistos, o despacho da mota e o orçamento são muito afetados pelo caminho que vais escolher. Descobrir uma direção aproximada ajudar-te-á a planear esses detalhes importantes e o que é necessário para cada país.

Como as coisas estão em constante mudança desde a pandemia, também vale a pena ficar de olhos nos grupos do Facebook por exemplo, para atualizações sobre requisitos de entrada e situações atuais em todo o mundo.


Documentação de viagem

A papelada é a ruína da existência de um viajante. Vistos, cadernetas, importações temporárias, seguros… cada país tem as suas próprias regras e estão em constante mudança. Fazer a tua papelada e pesquisas de rotas simultaneamente é uma boa ideia, pois encontrarás obstáculos ou restrições nos estágios iniciais de planeamento. 


Quanto custa andar à volta do mundo de mota?

A viagem da tua vida não precisa custar uma fortuna. Mas quanto gastas é completamente dependente de ti. O teu equipamento, mota e rota (transporte, vistos, guias obrigatórios, distâncias etc.) Existem muitas maneiras de minimizar todos os custos envolvidos e orçamentar de forma inteligente.


Aumenta os teus conhecimentos antes de ir

Não precisas ser um deus da condução off-road para dar a volta ao mundo. Na verdade, podes fazer pouca ou nenhuma estrada de terra e ainda ir e aprender no caminho. Mas ajuda ter alguma experiência no teu currículo, porque melhorará a tua confiança, conhecimento e habilidades garantidamente. Aprender no teu país de origem torna muito mais fácil reparar qualquer dano.

É uma ótima ideia colocar algum dinheiro de parte e investires no treino de condução off-road antes de ires. Aproveitarás ao máximo o tempo e, com aulas especializadas, as tuas habilidades de pilotagem aumentarão rapidamente, em vez de descobrires tudo sozinho no meio do nada.


Transporte internacional para as motas

O envio está de acordo com tua rota e orçamento? Se estás numa aventura de mota à volta do mundo, então é provável que precises enviar a tua moto e isso vai "morder" uma grande parte do teu orçamento, por isso é importante analisar primeiro e pesar estes custos porque pode afetar o planeamento e para onde possas enviar a mota.


Comprar uma mota no estrangeiro vs levar a própria

As viagens de moto são diferentes de pessoas para pessoas. Para alguns, é muito importante levar a própria mota e completar assim a viagem, não importa o que aconteça. Enquanto outros podem preferir comprar ou alugar em diferentes países para economizar dinheiro com transporte e alfândega, etc. A decisão é tua.


Ir ou não sozinho!

Podes estar a ir nesse aventura do "grande desconhecido" sozinho ou acompanhado, amigo ou um grupo de amigos… ou talvez ainda não tenhas nada definido por enquanto! De qualquer das formas, vais ter de te decidir.


Escolhe a mota com que mais te identificas

Uma das maiores e mais emocionantes perguntas do mundo! Em que mota devo dar a volta ao mundo? Alguns dirão que precisas de uma nota "adventure" gigantesca com todos os acessórios imagináveis, enquanto outros preferem algo mais comedido despojados e leves. Se vires em muitos espaços na net, encontrarás relatos de pessoas que se aventuraram numa enorme variedade de motas, desde uma Yamaha R1 até o Pólo Norte, uma Royal Enfield Bullet 500 ao redor do mundo, uma Honda C90 até África, etc, etc, etc....


Preparar a mota para a aventura

Agora é hora de preparar a mota para uma volta ao mundo. Isso significa proteção contra colisões, pneus, peças de reposição, hacks, melhoria do conforto e mais outras "500 coisas". Este guia vai-te ajudar a preparar a mota e a enfrentar o que te aparecer pelo caminho..


Ferramentas e equipamentos que consideramos necessários

Não precisas ser um gênio na mecânica e saber como reconstruir um motor com um canivete suíço e um elástico. Longe disso! Vais sobreviver, não importa o teu conhecimento, porque aprenderás à medida que avanças.

Se, no entanto, quiseres aprender algumas noções básicas antes de partir, sugerimos que te inscrevas num curso de manutenção de mecânica de campo. Estes são especialmente concebidos para pessoas que procuram viajar nestas circunstâncias. Encontrarás ótimas escolas no meu guia de escolas Off road que oferecem este serviço.

Vais querer um kit de ferramentas para realizar essas reparações em caso de emergência? Temos um guia de kit de ferramentas abaixo que explica como "construir" um kit de ferramentas especifico para tua mota. Ou se preferires, adquire um conjunto standard.


Configuração da bagagem

Decidir como vais transportar todo o equipamento é uma grande decisão.

Existem alforjes, malas rígidas e outras bolsas e não há uma resposta definitiva porque depende dos teus gostos; do tipo de viagem; da mota; do destino e do tipo de viagem que vais fazer. Também depende do que pessoalmente te sintas confortável.


Quantidade de bagagem

Fazer as malas para uma viagem de mota deste género é a melhor parte! É muito fácil comprar coisas a mais, já que o "overpacking" é algo que toda a gente faz quando vai pela primeira vez. 


Equipamento de campismo

O saco de equipamento de campismo será sem dúvida, o maior em volume, e portanto é importante arrumá-lo com alguma sabedoria apenas com o que pensas que podes vir a precisar.


Navegação

Por fim, a opção mais fácil para viagens é levar dois telemóveis - um para teu uso pessoal e outro para usar como GPS/NAV por satélite (isso evita que o telemóvel para chamadas seja arruinado devido às vibrações, poeira, areia, chuva etc) e colocá-lo num suporte no guiador . A partir daí, podes confiar em aplicativos como ioverlander e maps.me para navegar.