Como realizar uma aventura de mota

A tua melhor ideia. 

Se estás a ler este artigo, é porque estás a pensar em sair de casa por alguns meses ou anos – ou deixar completamente a tua antiga vida para trás por uma nova na estrada. De qualquer forma, uma aventura de moto significa que algo épico e de mudança de vida está prestes a acontecer e provavelmente irás sorrir de orelha a orelha só de pensar nisso.

Mas no meio de toda esta emoção e aos vídeos de viagens que podes ver no YouTube, é fácil de se sentir sobrecarregado ou desanimado com a quantidade de trabalho que terás antes da viagem que idealizaste. Não fiques assim… a pensar que viajar de mota dá muito trabalho, preparares-te é que vai dar o maior trabalho, acredita. Só precisas de um pouco de tempo e planeamento metódico.

Não importa se vais estar fora por algumas semanas ou por anos, usa estas ideias que aqui coloco para começares o teu planeamento. É metade da diversão (bem..., não metade, mas pode ser divertido). Absorve estas ideias agora mesmo e fará toda a diferença a longo prazo. Boa sorte!


É a tua viagem

O que exatamente queres da tua viagem de moto? Há muitas pessoas a viajar de mota e todas têm a sua própria ideia do que querem e não há duas viagens iguais. Realmente reserva algum tempo para considerar o que desejas antes de passar para as próximas etapas, pois o que desejas da tua viagem tem impacto em todas as decisões.

Por exemplo, alguns viajantes não gostam de off-road, então não faz sentido optar por uma máquina monocilíndrica de pequena capacidade. Algumas pessoas odeiam acampar, então não faz sentido irem para a Mongólia.

Pensa no queres e não queres, faz uma lista, cumpre-a e não te prendas ao que outras pessoas dizem. A aventura não é deles, é tua.


Escolhe a tua mota para a aventura

É fácil cair na armadilha de pensar que precisas de uma mota de aventura de € 20.000, totalmente carregada, cheia de extras, GPS, alarmes e bugigangas brilhantes. Não é verdade! E também não é verdade que também precises de uma mota leve no deserto para combater a areia.

Há pessoas a viajar em grandes motas de aventura que juram que precisas de uma igual. E há aquelas que viajam em motas de pequena cilindrada que os criticam por dizerem isso. Não deveria haver essa mentalidade de 'a minha moto é a certa'. A verdade é que viajar é extremamente subjetivo, todos queremos coisas diferentes e, portanto, motas diferentes atendem às necessidades de pessoas diferentes.

Para descobrir qual a mota que atende às tuas necessidades, detalhei as principais perguntas, muitas dicas e informações excelentes num guia que tenta ser o mais completo e super abrangente…


Que bagagem preciso?

Existem muitas opções e configurações de bagagem de mota no mercado, incluindo alforges; malas em alumínio; plásticas; policarbonato e dentro destes ainda diferentes variações, desde também de bolsas de depósito até top-case e mochilas. A questão principal é sempre entre rígidas vs alforges e tenho neste blog guias e análises dedicados para ajudar-te a descobrir o que é certo para ti.


Como fazer as malas para uma viagem

1. Separa tudo o que precisas para a viagem

2. Condensa e minimiza

3. Livra-te de tudo o que não precisas

O número 1 é a parte divertida. Faz uma lista de tudo que achas que precisas para a viagem. Fácil!

O número 2 é um equilíbrio. A ideia de cada um difere no que acha que precisa. Tudo se resume ao que queres e não queres viver com, e o que estás preparado para deixar ficar. Por exemplo, todos nós precisamos de uma escova de dentes e a maioria das pessoas leva uma escova normal. Mas num extremo, alguns viajantes cortarão o cabo de plástico pela metade para economizar tamanho e peso. E do outro lado estão aqueles que trazem escovas elétricas porque não querem comprometer a higiene oral.

Outro exemplo são as toalhas. Alguns levam uma toalha normal, alguns levam pequenas toalhas de microfibra e outros usam uma meia.

Encontra o teu próprio equilíbrio e tenta condensar e minimizar as coisas que puderes. Se realmente queres uma toalha grande e isso te deixa feliz, então arrisca! Apenas deves estar preparado para começar a cortar o cabo da escova de dentes.

O número 3 é mais difícil do que parece. A dificuldade é o excesso de bagagem. É incrivelmente fácil de fazer e vais fazer isso. Então, precisas ser absolutamente implacável, pois o minimalismo é teu amigo. Mas lembra-te, não importa o quão implacável sejas, ainda vais fazer malas demais, até mesmo motociclistas experientes embalam coisas a mais. Se houver algo que não tenhas 100% de certeza de que vais precisar, deixa-o em casa, caso contrário, prepara-te para ficar em casa ou abandoná-lo na estrada.


O que levar

Roupas pessoais

A tua seção de roupas pessoais não será tão grande e volumosa quanto a temida mala de acampamento, mas pode chegar bem perto se deixares. Aqui estão algumas dicas para mantê-la pequena.

Não precisas de dezoito pares de calças e três sweaters da mesma cor. Pack leve, pequeno e inteligente. Se estiveres indo para países quentes, um ou nenhuma sweater servirá. Lava as roupas com mais regularidade e leva menos coisas em primeiro lugar.

Ao escolheres roupas para a tua viagem, certifica-te de abandonar todo o algodão e, em vez disso, opta por sintéticos e lã, que te manterão mais fresco e aquecido quando necessário, secam mais rápido e absorvem o suor e a humidade da pele.

A maior parte do volume vem das roupas utilizadas em temperaturas mais frias. Considera usar uma casaco térmico leve e dobrável que funciona como um casaco térmico de motociclista e casaco de noite / acampamento. Não adianta carregar uma sweater grande de lã para usares quando estás não estás a conduzir e usar outra peça de roupa térmica para conduzir.

Se estiveres para ir para países frios, outra opção é abandonar o sistema de camadas pesadas e volumosas em favor de um único casaco aquecido.


Equipamento de acampamento

A tua bolsa de acampamento será a maior bolsa da tua mota. Todos sabemos de viajantes que estão na estrada há seis meses ou mais e nunca montaram a tenda. Eles procuraram por um sitio apenas para que pudessem dizer a todos que acamparam pelo menos uma vez e depois abandonaram o equipamento. Se tu odeias a ideia de acampar, considera se realmente precisas dessa bolsa. E se tiveres pressa, leva apenas o mínimo. As necessidades são: tenda, saco cama, colchão, fogão, utensílios de cozinha e lanterna.

A tenda, o saco cama e o colchão são os mais volumosos e que consecutivamente ocupam mais espaço. Opta por um kit de baixo volume, leve e de compressão que pode ser embalado e espremido o mais possível.

Fogão

Sugerimos usar um fogão biocombustível. Embalagem pequena; leve e de fácil reabastecimento porque funciona com gasolina ou diesel. Não faz sentido levar fogões a gás, pois quando estás fora do Espaço Europeu, eles são quase impossíveis de reabastecer.

Tachos e panelas

É melhor gastar um pouco mais na compra de equipamentos de cozinha, pois não há outra maneira de obter panelas e frigideiras menores, leves e compactas. As coisas baratas enferrujam e são mais pesadas e acabarás por gastar mais a longo prazo. Não te esqueças dos talheres de plástico leves, mas resistentes.

Extras para acampamento

Também irás precisar de diversos itens para cozinhar, incluindo uma faca decente, alguidar, pano, esponja, detergente e uma mini tábua de cortar. Também vale a pena levar um pequeno recipiente à prova d'água para temperos, sal, pimenta e açúcar. Também costumo levar  uma pequena manta de piquenique, que é muito útil.

Há quem tenha também um par de pequenas cadeiras de acampamento. É algo luxuoso, muito volumoso e não é absolutamente necessária.


Kit de ferramentas

Levar um kit de ferramentas para reparos e serviços gerais, bem como óleos e lubrificantes, é uma boa ideia. As ferramentas são pesadas e é fácil cair na armadilha de embalar demais neste assunto. 


Segurança

Se fores para algumas áreas particularmente "desonestas", convém levar uma corrente, cadeado, rede de malha de segurança para os alforges ou capa para tapar a mota. 


Comida, água e combustível

A menos que o teu plano seja comer fora todas as refeições (o que ficará muito caro, muito rapidamente), vais precisar levar um saco de comida. Uso quando necessário um à prova de água amarrado à zona de carga para manter segura a nossa comida. Poderás te safar com um saco menor, mas tudo depende da maior ou menor frequência com que cozinhes e acampes.

Para água, uso um recipiente de água de 5 litros. Isso é suficiente para beber durante o dia, para emergências e para cozinhar, lavar e limpar. Se vais estar fora de estrada a maior parte do tempo, considera usar uma bolsa camelbak. Dependendo do sito para onde vais, também podes usar comprimidos para purificar a água.

Dependendo do sitio é comum também levar um recipiente de combustível de 5 litros, que se encaixa ao lado do recipiente de água. Isso é especialmente útil quando temos necessidade de percorrer centenas de quilômetros sem um posto de combustível por perto.


Eletrónicos

Os componentes eletrónicos importantes podem passar por ser o telemóvel, carregador, adaptador e powerbank. O telemóvel pode ser usado como GPS, tradutor, câmara e ainda pode ser usado em caso de emergências. No entanto, é provável que queiras tirar fotos com outra qualidade, apesar de hoje em dia as lentes dos telemóveis já serem bastante aceitáveis, então considera também uma câmara ou um tablet (se realmente precisares de um). Eletrônicos podem se vir a acumular se não tiveres cuidado, então tenta mantê-los o mais leves possíveis.


Kit de lavagem

É importante manter a higiene. Este é um pouco óbvio, mas recomendamos escova de dentes e pasta, fio dental, flanela, equipamento de barbear, pequeno tubo de gel de banho e champô, sabonete e desinfetante para as mãos.


Papelada

Mantenha sua documentos importantes num saco plástico à prova de água. É uma boa ideia também manter uma pequena PEN usb com um backup dos documentos noutro lugar da mota.


Diversos

Aqui é onde podes adicionar algumas necessidades extras como um kit de primeiros socorros, canivete suíço, mapa e bússola (somente se fores usá-los), óculos de sol, uma pequena mochila dobrável para usar quando estiveres fora da mota, sacos de compressão secos para manter tudo seco.


Equipamento de aventura

Esquece os catálogos de aventura e revistas. Claro, os pilotos parecem muito fixes com o sol a brilhar nos seus óculos, kit de marca XPTO que desvia a terra da roda dianteira no ar enquanto o pneu traseiro cospe sujeira.

Mas isso não é uma viagem de mota de longo prazo e não precisas de jaquetas e calças de primeira linha para fazer uma aventura de mota – não importa quanto tempo vás. É um marketing sedutor e há muitas roupas bem comercializadas apelidadas de roupas de “Aventura”, que são totalmente inadequadas para viajantes a longo prazo. Claro, muitos desses kits é de alta qualidade e coisas boas, não há como dizer o contrário, mas isso não significa que precises ou que é certo para ti.

Então, o que é preciso? Depende do destino e do tipo de condução que queres fazer…


Qual é o destino?

Tenta pesquisar roupas de mota de aventura no Google e encontrarás um infinito de kits que são à prova de balas, chuva e bombas nucleares… Vendem esses materiais fazendo querer que precisas deles, e algumas pessoas vão na conversa, mas a maioria das coisas é bastante desnecessária para alguém que dá a volta ao mundo. Pensa no teu destino e as temperaturas que enfrentarás primeiro, isso ajudará a colocar em perspetiva o tipo de kit que irás precisar.

Desde 2000 a andar em temperaturas que variaram entre -8C a +46C, posso dizer que descobri que a melhor opção é uma jaqueta e calça leves, um par de botas militares e acessórios impermeáveis. 

A razão pela qual optei por essa configuração é por causa da temperatura e do clima em constante mudança pelos quais fui passando. Pode ser muito frio num mês e a ferver no seguinte. Portanto, não faz sentido termos tudo em Gore-Tex por exemplo, já que sufocaríamos nos países quentes e o kit seria inutilizável.

Se sabes que só vais andar por Africa e vai fazer calor o tempo todo, então opta por um kit de malha leve com bastante ventilação.

Se estás a planear uma viagem para Nordkapp e depois para a Rússia, o equipamento à prova de água Gore-Tex, aí sim, é obrigatório.

Mas, se estiveres a viajar por vários climas, mantem o teu kit o mais leve e confortável possível. Adapta-te ao clima colocando camadas em cima de camadas de tua roupa de motociclista. Quando chover, coloca o material à prova de água. Quando estiver frio, coloca mais uma camada de roupa ou usa um casaco aquecido. Quando estiver quente, basta usar o equipamento que já tens.

As roupas para viagens de aventura são um grande negócio. Existem centenas de marcas por aí e um mundo complexo de kits para escolher, tornando assim difícil tomar uma decisão. Se te estás a preparar para uma grande viagem toma atenção aos pormenores.

Se esta informação ainda não for suficiente, pesquisa informações detalhadas sobre os diferentes tipos de capacetes, incluindo frontal flip up, estrada e off-road; roupas de aventura; botas; luvas; kit aquecido e diversos extras. Há diversos exemplos, dicas importantes e que tipo de kit devemos usar nas nossas aventuras.


Destinos de viagem

Escolher onde queres ir é uma grande decisão e afetará muito todos os aspetos do teu plano, desde o orçamento, quanto tempo demora, documentos, kits e assim por diante.

As chances são de que, se estás a planear uma aventura de mota, provavelmente terás um lugar em mente que gostarias de visitar. Mas se não, tudo bem também, temos exemplos em toda a net de companheiros que simplesmente partiram um dia e andaram pelo mundo sem um plano algum. Obviamente, é mais fácil ter uma ideia aproximada de onde gostarias de ir primeiro, pois classificar vistos e documentos durante a viagem pode ser difícil e quase impossível para alguns países.

Dá uma vista de olhos nos guias de destinos e países e os detalhados guias de viagem de mota na página de cada país para ver o que está envolvido nos países pelos quais estás interessado em viajar.


Despesas

O orçamento é o grande problema e normalmente a pergunta nº1 quando se trata de viajar de mota, ou qualquer viagem prolongada para esse assunto.

As viagens de mota não precisam custar uma fortuna e há muitas maneiras de manter as coisas com baixo custo. Podes torná-la tão cara ou tão barata quanto quiseres.

Se comprares uma mota de € 20.000, dormir em hotéis todas as noites, sair para comer em todas as refeições, beber muita cerveja e não fizeres nenhuma reparação sozinho... então sim, vai-te custar uma fortuna.


Como fazer um orçamento

Há muito a considerar ao começar a calcular quanto vais gastar numa viagem de mota. Digamos que já tens a mota, o kit e o equipamento. O que importa agora são os países, seus vistos e regras de importação e como chegas ao próximo país.

Então, se estiveres a ir para África, precisarás de um Carnet, que será caro. Vais voltar para casa a conduzir ou enviar sua mota de volta por transportadoras? Considera esses custos.

Se, no entanto, fores para a Ásia Central, não há Carnet para pagar, o que torna potencialmente mais barato usando a Ferrovia Transiberiana ou empresas de transporte mais baratas.

Vê como irás de país para país e o que precisas para entrar em cada um. Calcula quanto irás gastar em gasolina por mês nessa área, se será possível acampar e se é provável que cozinhes a tua própria comida. Em breve terás uma ideia aproximada. Podes adaptar e alterar os teus gastos enquanto estiveres na estrada, enquanto aprendes novos truques para manter os custos baixos e a gasolina no tanque.


Papelada

A papelada é a parte chata e stressante de planear uma viagem, e também é uma das mais importantes. De nada adianta ter a mota mais leve e elegante se não tens visto para entrar no país! 

Novamente, a documentação necessária depende do país pelo qual pretendes viajar.


Aqui está o que precisas considerar:

Preciso de um Carnet de Passaje para entrar no país ou será permitido entrar com uma Importação Temporária?

Preciso de visto para entrar, quanto tempo dura, onde posso tirar o visto?

Este país exige uma Carta Convite?

Preciso pagar a um guia obrigatório para este país, como na China e Mianmar?

Este país vai-me arranjar problemas por eu ter visitado outro país do qual eles não são amigos? Preciso de uma entrevista primeiro, se sim, onde?


O que podes precisar:

Podes precisar de um Green Card para alguns países, como a Turquia.

Se estiveres a viajar em casal, podes precisar de uma certidão de casamento para alguns países.

Preciso comprovar que tomei algumas vacinas específicas?


Com certeza vais precisar de:

Passaporte com muitas páginas em branco

Carta de Condução

Licença Internacional de Condução  (não precisarás disso para todos os países, mas existem alguns países que não permitem que conduzas um veículo sem uma, como o Japão).


Documentos de registro do veículo

Seguro de viagem. Não precisas mostrar que tens seguro de viagem para entrar num país, mas é importante por isso o coloco aqui de qualquer maneira. Não saias de casa numa viagem de mota sem ele. 


Principais dicas de papelada

Certifica-te de que todos os teus endereços e detalhes correspondem aos teus documentos. Pode-se arranjar problemas com os guardas nas fronteiras mais rigorosos.

Faz vários backups desses documentos. Vale a pena ter os originais guardados com segurança. Faz cópias coloridas e tem-nas facilmente acessíveis na mota. Compra uma PEN barata e coloca-os lá também, mantendo-os seguros noutro lugar. E, finalmente, entrega cópias a um amigo de confiança em casa ou envia-as por e-mail para ti mesmo, por precaução. Parece exagero, mas ficarás feliz por ter feito isso se precisares!

Faz uma cópia plastificada da tua carta de condução e passaporte. Se fores parado por policiais sem escrúpulos que exigem suborno em troca do seu passaporte, te sentirás muito mais feliz dizendo não, obrigado e indo embora se lhes entregares as cópias plastificadas.


Transporte internacional de mota

Viajar em longas distâncias significa que em nalgum momento provavelmente precisarás transportar a tua mota. Isso pode ser para fazê-la regressar a casa após uma longa jornada, ou levá-la para o próximo continente ou até mesmo enviá-la para um ponto de partida.

Enviar e transportar a tua mota parece um pesadelo logístico com muitas opções, transporte marítimo e aéreo, agentes e alfândegas etc. Mas não precisa ser!


Treina a tua condução

O treino de mota é uma maneira brilhante de te tornares psicologicamente pronto para viajar sozinho para terras distantes. Saberes que podes lidar com o terreno, ou pelo menos ter alguma experiência no que fazer e como melhor enfrentá-lo, faz uma diferença insuperável! Não faz sentido ter uma mota totalmente equipada, toda a proteção contra colisões e equipamentos se não estiveres confortável em pilotar.

E também não precisas fazer nenhum treino numa mota grande, existem muitas escolas de enduro com as quais podes começar e progredir para depois andar numa mota maior ou até mesmo a tua.

Não é apenas o treino do piloto que ajuda, muitas escolas de motas de aventura também oferecem treino mecânico básico sobre como manter a mota em boas condições de funcionamento, mantê-la durante a viagem e lidar com problemas comuns na estrada, como por exemplo furos.


O que não te contam

Quando estás a começar a contar às pessoas os teus planos e que estás a pensar em viajar de mota, descobrirás que todos são especialistas. Haverá muita gente a dizer-te o quão difícil vai ser (quando não tem experiência anterior), quão perigoso vai ser (quando não se aventuram mais longe do que Espanha para as férias anuais) e quão caro será (quando eles não têm absolutamente nenhuma ideia). Haverá muitos opositores.

E quando estiveres a viajar no Google e no YouTube, sem dúvida verás "vagabundos barbudos" a arranjar motores no meio da Mauritânia. Não é assim e não precisas de ser especialista em tudo para ter uma aventura.

Qualquer um pode viajar de mota. Não te deixes levar por nada que alguém diga. Será a melhor coisa que fazes.